Jorge Viana: política do PT e PSDB, a partir de SP, é prejudicial para o Brasil
O engenheiro florestal Jorge Viana, 50, se afasta nesta quarta-feira, 31, da presidência do Conselho de Administração da Helibrás, a maior fabricante de helicóptero da América do Sul, para estar apto a concorrer pela primeira vez a um mandato parlamentar.
Ex-prefeito de Rio Branco e ex-governador do Acre por dois mandatos, Jorge Viana é considerado um candidato imbatível para uma das duas vagas ao Senado no Estado.
Viana é principal protagonista de uma engenharia política que já assegurou ao PT do Acre uma marca histórica: o partido governa o Estado há três mandatos consecutivos e o senador Tião Viana, irmão de Jorge, também já é considerado candidato imbatível ao governo estadual.
Quando tanto poder terá fim?
- Eu não posso fazer previsão de quando terá fim. O que eu posso dizer é que ainda existe uma necessidade muito grande desse trabalho seguir em frente. Esse é um trabalho que tem o dedo, o corpo e o empenho pessoal do presidente Lula. Ele anda aqui no Acre desde 1980. De um jeito ou de outro, ajudou na formação de todos nós.
Viana não esconde o saudosismo quando menciona a aliança do PT com o PSDB, durante seu primeiro mandato, quando o seu vice era o tucano Edson Cadaxo. A aliança se desfez com a saída de Fernando Henrique Cardoso do governo.
O ex-governador acha ruim para o Brasil a política feita a partir do enfrentamento do PT e do PSDB em São Paulo.
- Acho muito prejudicial para o Brasil essa política feita a partir dos interesses de São Paulo, o que contamina a política no plano nacional. Isso é muito forte no PSDB e acontece até em parte no PT.
Leia os principais trechos da entrevista:
BLOG DA AMAZÔNIA - O PT está há três mandatos consecutivos no governo do Acre. O senador Tião Viana, seu irmão, deverá ser o próximo candidato a governador e é considerado imbatível. Caso ele seja reeleito serão 20 anos de PT no governo do Acre. Quando tanto poder terá fim?
JORGE VIANA - O Acre vivia fora da legalidade. O estado de direito era uma figura ausente e foi necessário o empenho de vários instituições, além de um esforço político enorme, para poder vencer uma etapa. Acho que agora é que o Acre está entrando nos trilhos de buscar melhores indicadores sociais e econômicos. A gente está alcançando isso. Eu não posso fazer previsão de quando terá fim. O que eu posso dizer é que ainda existe uma necessidade muito grande desse trabalho seguir em frente. Particularmente, acho muito provável que essa marca histórica, de o PT ter um quarto governo no Acre, se materialize com a candidatura do Tião Viana. Esse é um trabalho que tem o dedo, o corpo e o empenho pessoal do presidente Lula. Ele anda aqui no Acre desde 1980. De um jeito ou de outro, ajudou na formação de todos nós. Acho muito bom que possamos ter mais um mandato para aprofundarmos as mudanças aqui no Acre.
O senhor e o senador Tião Viana e até a presidenciável Marina Silva, do PV, sempre consideraram negativa a disputa entre o PT e o PSDB, em São Paulo, que se estende pelo país.
No Acre, para enfrentar o crime organizado num estado que vivia na ilegalidade e ocupava as páginas policiais da imprensa, tivemos uma aliança singular no Brasil. Ainda no governo Fernando Henrique Cardoso, com acordo do PT, que aprovou em congresso, e com acordo da direção nacional do PSDB, nós estabelecemos uma aliança que foi muito positiva. Tive como vice-governador Edson Cadaxo e isso foi determinante para que a gente pudesse tirar o Acre da situação em que ele vivia.
O que aconteceu após a saída do presidente FHC?
Acho que o PSDB piorou bastante. Desde então, prevaleceu dentro do PSDB uma hegemonia paulista da qual nós somos vítimas. Imediatamente eles retiraram o PSDB da aliança conosco aqui no Acre e deixamos de ter uma experiência que era singular na política brasileira. Acho muito ruim para o Brasil essa política feita a partir do enfrentamento do PT e do PSDB que ocorre em São Paulo. Mas o PSDB piorou muito nos últimos anos. Basta fazer qualquer pesquisa que para constatar que o PSDB, após ter passado oito anos no governo, tem menos de 10% de preferência da população, quando o PT beira os 30%. É sinal de que muita coisa errada aconteceu. Acho muito prejudicial para o Brasil essa política feita a partir dos interesses de São Paulo, o que contamina a política no plano nacional. Isso é muito forte no PSDB e acontece até em parte no PT.
O senhor acredita que essa relação possa ser alterada?
Acho que hoje não existe ambiente para mudar. É até salutar que haja duas forças políticas como alternativa de poder em disputa. O que não é salutar é quando uma dessas forças está no governo faça alianças que são problemáticas. Isso já ocorreu com o PSDB e também com o PT. Acho que a gente tem que correr urgente para ter reforma política no Brasil. É necessário para que a gente possa ter partidos políticos mais sólidos e para que sejam constituídas alianças mais sólidas, mesmo que para isso PSDB e PT tenham que ficar cada um na sua posição.
Como é ser candidato a uma cadeira no Senado com tanto favoritismo?
O pior que pode ocorrer é alguém que nem é ainda candidato e mesmo que venha a assumir uma candidatura daqui a um mês, partir do pressuposto de que a eleição é fácil ou de que o favoritismo é pleno. Eleição envolve eleitor e eleitor para mim é algo que tem que ser respeitado, o que não é comum no Brasil. Uma das coisas que todo cidadão brasileiro tem e que é só dele é o voto. Vou desprezar qualquer idéia de favoritismo e vou fazer uma campanha como se estivesse sendo a minha primeira. Quero fazer isso de modo que possa me tornar uma referência de honestidade e ética para o Brasil, isto é, com uma candidatura sem esquemas e estruturas materiais que possam afrontar a realidade brasileira.
Nesse sentido, a senadora Marina Silva parece que fará uma candidatura como antigamente, tendo pouco tempo na TV e usando aviões de carreira para se deslocar como candidata à Presidência pelo PV. Como avalia a candidatura dela?
A situação nossa, no Acre, não é nada confortável porque houve a saída da Marina do PT. Foi algo que nos deixou muito tristes. Ela nos ajudou a construir tudo isso. Respeito a opção dela. Ela está tentando dar a contribuição del. Mas nós temos uma relação afetiva com o Lula, que nos deu as melhores oportunidades para mim, para a Marina e pro governo do Acre. Então o senador Tião Viana, o governador Binho Marques e eu vamos fazer o possível para que o projeto do presidente Lula tenha continuidade. Vamos fazer isso a partir de uma disciplina partidária que temos, mas seria falso negar que sinto falta da saída da Marina do PT e do nosso projeto.
Embora o colégio eleitoral do Acre não tenha peso no país, o eleitorado vai preferir Dilma Roussef ou Marina Silva?
Quando existe um candidato local, como Ciro Gomes no Ceará, Marina no Acre ou Dilma, que tem a sorte de ser de dois lugares, o Rio Grande do Sul e Minas Gerais, o candidato local tem uma vantagem enorme. Por acreana e pelo trabalho dela, Marina tem uma vantagem enorme. Vamos fazer o possível para que o projeto do presidente Lula possa ter uma votação expressiva no Acre.
Marina Silva já disse que apóia a candidatura de Tião Viana ao governo do Acre.
Aqui no Acre vai se dar uma coisa inusitada caso Ciro Gomes seja candidato. Teremos Marina, Ciro e Dilma dizendo que nos apóia ao governo. Acabo de fazer uma viagem para Harvard, onde fui convidado a fazer uma palestra sobre o caso político do Acre. é um estado pequeno, com uma população pequeníssima, com um PIB econômico pequeno, mas que dispõe de um PIB político tão diferenciado e influente. Até recentemente, a Marina era ministra do Meio Ambiente e o Tião presidente do Senado. Isso não acontece com outros estados que são mais influentes do ponto de vista econômico ou populacional. Harvard queria saber como isso acontece. Falei que isso é a soma de pelo menos três fatores: dispor de propostas muito interessantes, pessoas interessantes e ambiente político para que essas propostas possam se materializar. O Acre é a terra de Chico Mendes, o maior ambientalista da história. O presidente Lula criou uma relação umbilical com o Acre quando veio aqui chorar nossos mortos e nas horas de maior alegria. Ele também investiu na nossa formação e nos deu as maiores oportunidades políticas.
O Acre vivia muitos problemas…
O eleitor entende a necessidade de um projeto como o que está em curso no Acre, de investimento nas áreas sociais, de infra-estrutura e de consolidação de um modelo econômico de baixo carbono. É necessário que tenha mais esforço e união de todos para que se avance um pouco mais. Quando a gente alcançar um nível mais elevado de cidadania ou de florestania, como nós chamamos, acho que a população compreenderá que estará cumprida uma etapa e vai querer entrar nos detalhes.
Nenhuma chance de que o vice de Dilma Roussef seja alguém do Norte, ligado à Amazônia? Especulava-se o nome de Eduardo Braga, governador do Amazonas. O que acha?
O PT tomou a decisão de priorizar aliança com o PMDB. É uma aliança estratégica para ganhar a eleição e governar.
Eduardo Braga é do PMDB.
Sim, mas aí já entra… O PMDB tem uma dificuldade de criar uma unidade interna. Acho que hoje a pessoa que pode criar esse ambiente de unidade interna é o deputado Michel Temer, que é o próprio presidente do partido. O tema Amazônia está cada vez mais presente na vida das pessoas, nos negócios e também na política. Falei pra Marina que a luta da sustentabilidade a gente já está ganhando. Pode não estar na intensidade que a gente quer, mas ele já está muito presente. Claro que quem quer ser moderno tem que incorporar a sutentabilidade, a temática ambiental. Isso está bem colocado no governo do presidente Lula e será reafirmado no governo da ministra Dilma.
Foto: Odair Leal/Agência Aleac

O que é bom para São Paulo é ruim para o Brasil. (anônimo… nem tanto assim)
Comentário por Roni — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 2:57 pm
COMO PAULISTA POSSO AFIRMAR QUE NA POLÍTICA, TRATA-SE DO ESTADO MAIS ATRASADO DO PAÍS.
Comentário por CLAUDIO — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 4:33 pm
O GOVERNADOR DE UM ESTADO QUE NEM AVIAO DESCE PORQUE O AEROPORTO NAO TEM APARELHO DE CONTROLE DE VENTO.
RECOMENDE AO SEU PRESIDENTE QUE SEPARE O BRASIL DE SAO PAULO. NÓS DE S.PAULO NAO VAMOS FICAR BRAVOS.
Comentário por JAMIL KAMIL — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 4:36 pm
Bom mesmo para o Brasil é o que vem do seu estado???
Comentário por marcos — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 4:38 pm
Paulistas pensam o Brasil,
os outros pensam o proprio umbigo.
SP e dinamica, estado forte, desenvolvido, e paulistas tem fair play, os cariocas tomaram um passa moleque dos gauchos e nordestinos na questao dos royalties, pois sao dependentes totalmente do governo federal.
SP luta sozinho, sempre foi assim.
Comentário por Andre Silva — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 4:42 pm
Se somos tão prejudiciais para o País (Norte, Nordeste) talvez devessemos separar a parte ruim (nós paulistas) da boa (eles) e que cada um siga o seu destino.
Comentário por Luiz Vieira — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 4:45 pm
Falar o quê vindo de um cara do Acre. Qual a representatividade deste estado no âmbito nacional? Pare de falar dos outros e cuide de seu estado que vc já tem problemas demais.
Comentário por Rafael — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 4:47 pm
O Fernando Collor teve a chance de mudar esse quadro, mas todo mundo sabe o que aconteceu. Como São Paulo é o estado mais populoso, há interesse nos partidos de lançarem candidatos paulistas. Acho que ninguém de São Paulo votaria num ex-governador do Acre…
Comentário por Fernando — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 4:48 pm
DIZEM QUE EM TERRA DE CEGO QUEM TEM UM OLHO É DEUS É O QUE ACONTECE COM ESSE ENGENHEIRO, QUE EM SP OU RJ SERIA FUNCIONÁRIO PÚBLICO
Comentário por jULIO SIMÕES — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 4:50 pm
É verdade, boa mesmo talvez seja a política feita a partir do Acre, Rondônia, Roraima ou Amazonas…
Comentário por Fernando de Oliveira — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 4:50 pm
QUEM É VOCE PRA FALAR DE ALGUEM DE SÃO PAULO, VOCE SÓ PODE FALAR DOS LADROES DO PT QUE SÃO SEUS AMIGOS, ESTÃO ASSALTANDO O NOSSO PAISVE DIZER QUE SÃO PAULO ESTA CONTAMINDO, VOCEIS É QUE SÃO LIXO, VOCEIS EÉ QUE CONTAMINA TUDO QUE VOCES FAZEM, TOMA VERGONHA NA CARA E NUNCA MAIS SE DIRIJA A SÃO PAULO , POIS QUEM CONTAMINA É SEU ESTADINHO , QUE NÃO TEM VERGONHA DO POVO VOTAR EM VOCEIS
Comentário por POLOTTO — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 4:50 pm
São Paulo = Brasil
ñ somos provincianos…
São Paulo é um pco de tdo o Brasil e do mundo..
Comentário por adina — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 4:55 pm
Jorge Viana mostra uma visão aguda e abrangente em sua análise. O risco que corre São Paulo é de ser “engolido” mentalmente pelo seu próprio tamanho, adotando uma visão bairrista que quando surge numa cidade grande, por exemplo, é na verdade provinciana. Vemos um pouco disso nos EUA, onde grande parte da população olha apenas para o próprio umbigo e até desconhece a localização de outros países no mapa, com todas as consequências que vimos nos últimos anos. O risco desta postura é o Estado formar lideranças de visão simplista ou preconceituosa e isolar-se politicamente. O Brasil é riquíssimo em experiências e vivências e quem quiser liderá-lo não pode isolar-se em temas paroquianos. Não esqueçam o caso de Geraldo Alckmin, ungido candidato a presidente sem sequer ter sido chamado ao ministério pelo seu padrinho político ou mesmo dos petistas paulistas que se cercaram de amigos no governo. O Brasil é enorme e riquíssimo e quem quiser governá-lo rumo a um bom futuro precisa pensar grande, somar forças e reunir talentos de acordo com a dimensão e diversidade brasileiras.
Comentário por Paulo Torres — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 4:58 pm
A essa entrevista bastante contaminada de interesses políticos com claro intuito de desvirtuar o meu estado (São Paulo) e dos meus conterrâneos, só posso afirmar que se trata de regionalismo barato, a favor do atraso e inveja da influência paulista.
Se São Paulo é tão perverso e nefasto para o restante do país, porque esses “coroneizinhos” quando têm um problema de saúde vêm correndo para cá?
Comentário por Ricardo — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 5:07 pm
SR. FEUDAL, ACRENCE, COMO EX PREFEITO E EX GOVERNADOR, VOSSA SENHORIA NÃO É NADA, E SE TIVESSE COMPOSTURA NÃO DARIA ESTE TIRO SÒMENTE PARA APARECER, RESPONDO SIMPLESMENTE COM O QUE TODO O MUNDO DEVERIA SABER, 60 % DOS IMPOSTOS ARRECADADOS NO BRASIL, SÃO ORIUNDOS DE SÂO PAULO, CONTINUE O SEU DESMATAMENTO CRIMINOSO ATÉ SER PRESO E ATÉ LOGO.
Comentário por antonio — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 5:09 pm
O cara é irmao do senador que a filha gastou a bagatela de 14.000 reais de telefone num passeio ao Mexico.Ë claro que o telefone celular era do senado e só foi reembolsado quando veio a publico.
A menina gastou cerca de 1.000 reais dia de celular.
Comentário por marco merlotti — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 5:09 pm
Acho muitom interessante ums pessoa do conhecimento politico e cultural dele, pensar que os paulistas contaminam a politica brasileira.
Não temos como presidente e parentes deles enriquecendo-se a nossas custas e nem os seus ministros e aliados do governo do PT, uqe roubvam descaradamente do povo brasileiro e são de uma cara de pau em declarar em publico vossas conquistas e um preço muito alto de enriquecimento ilicito de sua grande maioria esmagadora de NAO PAULISTANOS.
Não preciso declarar mais nada, tamanha imbelicidade deste cidadão.
Comentário por Norberto Schwegler — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 5:10 pm
Desculpe-me oserros de digitação, pois estava dentro de um taxi e fica impossivel digitar corretamente.
Obrigado
Norberto
Comentário por Norberto Schwegler — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 5:13 pm
Esses senhores paulistas com seus comentários bairristas mostram que realmente o Jorge Vianna tem razão. A maneira simplista e extremamente preconceituosa dos comentários é mais do que suficiente. A gente precisando se fortalecer como país e esses “senhores” com um umbigo tão grande.
Comentário por Marco Antonio — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 5:13 pm
O estado de São Paulo é uma das unidades federativas do Brasil que mais contribui na produção agrícola nacional, sendo responsável por um terço do PIB agroindustrial brasileiro. São Paulo possui 190 mil km² de área plantada e pastagens. O estado é, isoladamente, o maior produtor de suco de laranja e de frutas, segundo maior produtor mundial de soja e de cana-de-açúcar e quarto maior produtor mundial de café. Na pecuária, o estado também se destaca sendo responsável por 16% das aves de corte, 9% do rebanho de bovinos e 7% dos suínos do país. Fonte:[19]
Olha aqui sr.Jorge Viana quem é importante para o Brasil
Comentário por Jose Antonio — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 5:16 pm
ACRE? RIO BRANCO? HUM. JÁ OUVI ESSES NOMES MAS NÃO O QUE É. OU SERIA LÁ ONDE TEM 3 SENADORES IGUAL A SÃO PAULO? DE AH JÁ SEI O QUE É, DEVOLVE AQUILO DE QUEM NOS COMPRAMOS,
Comentário por LAERTE — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 5:18 pm
Alguém comenta que SP deveria separar do Brasil. Ótimo! Mas desde que paguem todos os investimentos (que sempre foi maioria) que o Brasil fez lá, principalmente dos militares para cá.
Comentário por Araújo — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 5:20 pm
Respeito sua vontade de ser eleito como parlamentar caro Jorge Viana, mas colocar um estado da federação como SP em dúvida, é no mínimo assinar atestado de terrorista. Seu estado, o AC, eu admiro muito, mas todos lá sonham ser um SP, não é verdade ? O Senhor vive em Rio Branco ou circula por SP para adquirir o que precisa ?
Ah ! rapá ! deixe de ser provinciano, folclórico, regionalista. Pense em Brasil como uma federação.
Comentário por Figueiredo — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 5:28 pm
O governador (ou a imprensa) usaram uma expressão colocando o estado de São Paulo pra chamar a tenção, mas a notícia explica na entrelinhas, que o governador está se referindo ao PSDB.
A política do PSDB é ruim sim para o brasil, pois é elitista e busca agradar aos paulistas para ganhar votos.
Todos nós sabemos que nós paulistas nos viramos muito bem obrigado, não precisamos de puxa-saquismo.
Desenvolvam o resto do país e a sociedade brasileira como um todo irá melhorar, inclusive a vida de carregar o Brasil nas costas do estado de São Paulo.
Comentário por Danilo Barbosa — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 5:33 pm
O PT foi fundado em São Paulo, pelos metalúrgicos formados por São Paulo, já que a grande maioria, na verdade, era ou é pau-de-arara analfabeto. Mas há muitos paulistas de classe média e intelectuais paulistas na formação do PT. Como paulista, não há nada que eu queira mais na vida do que o progresso do Nordeste, do Norte, do Centro-Oeste, para podermos nos livrar dos migrantes. De mais a mais, já que não agradamos ao país, nunca é demais lembrar que, num plebiscito, a independência de São Paulo dos restos (mortais) de um lugar apelidado de Brasil dá 80%.
Comentário por Bárbara Paulistana — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 5:35 pm
Tudo bem…o Acre melhorou. Agora, dêem a vez para outros, se não, vai virar novo Maranhão. Também acho que São Paulo, e os demais do Sul, poderiam se separar desse monte de herbívoros parasitas.
Comentário por José — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 5:35 pm
SP terra de todos!!!!!
Comentário por Kika — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 5:51 pm
JORGE VIANA, QUEM É ESSE CARA, PARECE QUE A POLICIA DO PARAGUAY ESTA A PROCURA DELE, POR GRILAGEM DE TERRA NO PAIS VISINHO, SABE O QUE ELE SIGNIFICA NA POLITICA BRASILEIRA, UM ZÉ NINGUEM…GOVERNAR O ACRE, E A AMESMA COISA QUE TOMAR CONTA DO ZOOLOGICO, E POR SINAL, O ZOOLOGICO DE SP. É MAIOR QUE A CIDADE QUE ELE GOVERNOU, SE SE PODE DIZER ISSO..ELE GOVERNOU O QUE?? PLANTAÇÃO DE SERINGAL…
VAI TE CATAR CAIÇARA DO MATO…
TENHO CERTESA QUE QUANDO VOCÊ ESTIVER COM CANCER, VAI VIR CORRENDO SE TRATAR EM SP. POR AI…SÓ TEM COBRAS E LAGARTOS…
Comentário por sANDRO DE gUARULHOS — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 5:54 pm
De São Paulo o norte e nordeste só querem dinheiro.
Comentário por Yara Abud de Faria — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 6:08 pm
Roraima?? Acre?? Rondônia??? Nunca vi, não ouvi e nem comi, não sei o que é e nem para que serve, mas não é de todo impossível que alguém não conheça o que é, para que serve e onde fica essa joça.
Comentário por Fernando de Oliveira — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 6:44 pm
Não é àtoa que São Paulo está cada vez mais decadente. Veja o nível dos comentários. Mercem mesmo mais 20 anos de (des)governos do PSDB para acabar o serviço mal feito vem fazendo há 16 anos.
O Brasil e o povo brasileiro é que não merecem. Porisso vamos eleger Dilma em 2010. Marina com o oportunismo dela que fique fora do cenário politico nacional por alguns anos para deixar de ser vaidosa.E que tenha uma derrota bem acachapante.
Comentário por Zilda — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 6:46 pm
Paulistas e antipaulistas, desculpem mas os dois estão errados. O Jorge Viana não quis desmerecer São Paulo, porque ninguém é louco de desmerecer a importância econômica do estado para o país. Ele disse que, e isso é verdade, atualmente interesses regionais estão sobressaindo aos nacionais, e isso não é bom para o Brasil. Precisamos de gente boa de todos os lugares para sair dessa lengalenga política em que estamos: acreanos, paulistas, cariocas, mineiros, roraimenses, todos que puderem são bem vindos. Só com a soma de projetos e ideias de todos é que o Brasil vai pra frente. No nível que anda o debate, já vi que essa eleição vai ser dura de aturar. Ninguém quer escutar o outro. Isso não é democracia.
Comentário por Alexandre — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 8:52 pm
Concordo que São Paulo esgotou o Brasil.
O Brasil inteiro consou de São Paulo.
São Paulo faz mal ao Brasil.
De São Paulo o Brasil cresce capenga; a federação não existe.
O País inteiro precisa continuar crescendo e não só São Paulo que durante estes anos comeu o filé todo e deixou o osso para o resto do Brasil.
São Paulo agora está tendo que DIVIDIR. Quer queira, quer não, São Paulo vai ter que se acostumar com isto.
O Brasil está criando mais locomotivas. A hegemonia de São Paulo está (e tem que ser assim) diminuindo.
Quem é de São Paulo ’se acha’, principalmente quem nunca saiu de lá (eles pensam que o céu é azul cinza…)
Comentário por Go Oliveria — segunda-feira, 29 de março de 2010 @ 10:22 pm
O QUE O PAULISTA ARROGANTE SE ESQUECE É QUE SP FOI CONSTRUIDO POR IMIGRANTES DE TODOS OS ESTADOS. E SE A ECONOMIA PAULISTA É FORTE É GRAÇAS AO RESTO DO PAÍS QUE COMPRA SEUS PRODUTOS. SP FAZ PARTE DO BRASIL QUE É MAIOR QUE SP. OS SEPARATISTAS DE 32 FORAM ESMAGADOS PELA UNIÃO E SE PRECISAR, A UNIÃO OS ESMAGA DE NOVO. O QUE O PAULISTA PRECISA É PARAR DE JOGAR M… NAS URNAS E EXPULSAR O PSDB/DEM DE SUA HISTÓRIA DE 16 ANOS INÚTEIS.
Comentário por ROBERTO CARLOS — terça-feira, 30 de março de 2010 @ 12:47 am
Impressionante a ignorância de muitos paulistas que comentaram aqui, que sequer leram o texto antes de ligarem suas metralhadoras bairristas e preconceituosas.
Se tivessem lido, teriam entendido a crítica. Ou melhor, talvez não..
Comentário por Rodrigo — terça-feira, 30 de março de 2010 @ 1:14 am
Sou paulista e moro no Acre. A agressividade gratuita de alguns comentários me deixou envergonhado. Não conhecer o básico de um estado da federação é ignorância, a mesma que impede o sujeito de entender o texto.
Comentário por Antônio Jós — terça-feira, 30 de março de 2010 @ 9:06 am
Meu Deus, Quanto preconceito! Não acredito que um povo tão trabalhador e estudado, como se dizem os paulistas, seja tão preconceituoso. Discorde do ex governador Jorge Viana com ideias e argumentos, não com ódio e rancor. São Paulo tem 500 anos, o Acre, Roraima, Amapá e Rondônia não têm 150 anos de História. Esses estados também merecem crescer. Será que o desenvolvimento de São Paulo deixou sua população doente onde prevalece o ódio? O Brasil é uma federação, como acreano admiro o estado de São Paulo, mas também admiro o Paraná, a Paraíba, Santa Catarina e também o Maranhão, admiro o Brasil, essa imensa e bela nação. Saiam de São Paulo e venham conhecer o Brasil, somente assim vocês deixarão de olhar o próprio umbigo! Discorde do Jorge Viana com argumentos e ideias, não com ódio e rancor!
Comentário por Roberto Lima — terça-feira, 30 de março de 2010 @ 12:56 pm
Quando Jorge Viana, diz que a política de são paulo contamina o resto do brasil, não falou do povode SP! e sim das pessoas q os lideram q são poucos. a políca em si, é boa em todos os lugares, mas os que à fazem é quem determina as ações que contrubua com vida de cada um brasileiro. nós do norte, aprendemos que o resto do mundo não existirar em pouco tempo sem essa parte do brasil e do mundo. pois vcs que se dizem paulistas e que acham que andam com as próprias pernas tem o pior ar pra respirar do Brasil, e nós do Acre/AMAZONIA temos o melhor do mundo pra respirar, agora vcs que vivem alienados a mídia e presos em suas próprias casas querem rebaixar pessoas, Estados e a Região mais importante do mundo, ao contrário de vcs nós valorizamos cada brasileiro no pais dentro e fora e amamos o nosso estado e sabemos que todos os estados são importante, pela sua cultura, pessoas, comercio e por todas as ações de cada um. ao contrário de vcs quando acontece catatrofe em sampa o AC/AM/RO/RRe todos do norte sempre são solidários a vcs de SP. mais sabemos que quem fala besteira são pouco. por isso q o brasil é maravilhoso e o Acre é o melhor lugar pra se viver nele, venham nos visitar e seram bem vindos todos os Paulistasa até esses que falam besteira.
Solon Araujo
Rio Branco, Acre, melhor lugar do mundo pra se viver!!
Comentário por Solon Araujo — terça-feira, 30 de março de 2010 @ 4:47 pm
realmente, sinto-me envergonhada de ter que ler esses absusrdos… o Brasil ainda precisa investir muito na educação.. MUITO mesmo. E preconceito meu povo, é algo que vem daí mesmo. São Paulo, assim como as demais metropoles, nasceram metrópoles? por acaso não passaram pelos processos de colonização, democratização, redemocratização etc? simplesmente surgiu das alturas já com a grandiosidade e capacidade tecnologica de uma megalópole? foi? ah tá bom então… vou rasgar meu diploma, porque acho que aprendi tudo errado na Universidade. Vamos pelo menos respeitar a História do nosso país. Imagino o juízo que essas pessoas evem fazer de países menos desenvolvidos que o Brasil (que não é grande potencia mundial). Lastimável.
Comentário por Yasmin — terça-feira, 30 de março de 2010 @ 5:17 pm
Se considerarmos 800.000 pessoas na Parada Gay de São Paulo, a que conclusões podemos chegar? Sabemos que a população da capital é de cerca de 20.000.000 de pessoas;
Destes, 55% são mulheres (11.000.000);
17% são idosos, sem atividades sexuais (3.400.000);
23% estão na faixa etária de até 12 anos, sem, portanto, prática ou preferência sexual (4.600.000);
1% da população é de pessoas sem qualquer contato com a sociedade, pois vivem internadas em hospitais, manicômios, etc. (200.000);
Restam, portanto apenas 800.000 pessoas, exatamente o número de participantes da Parada Gay de São Paulo;
Conclusão lógica:
Todo paulista é viado
Comentário por Francisco Dias — sexta-feira, 2 de abril de 2010 @ 1:09 am
Se dentista é especialista em dente, paulista é especialista em que?Lol.
Comentário por Francisco Dias — sexta-feira, 2 de abril de 2010 @ 1:15 am
O Gov. Jorge mostra a sua grandeza e a sua visão ampla da política brasileira, a postura preconceituosa em relação ao povo do nordeste e norte, é tão somente para esconder a dependência de SP dos povos dessas regiões. Parabéns Governador, com a sua visão, o Sr. merece o cargo de Presidente do Brasil
Comentário por Francisco — domingo, 25 de abril de 2010 @ 1:46 pm
oi chega de pt chega de bandido chaga de falcidade chega de fazerem cara de bonzinho chega de quererem ser deus
Comentário por @@@@@@@ — domingo, 19 de setembro de 2010 @ 6:09 pm
caros paulistas o Joge Viana não quis ofender os cidadõs de São Paulo, apenas disse que os politicos de São Paulo contaminam a politica do país e isso é verdade, ta entendo que São Paulo é o uma metropole muito importente para o país, mas os politicos são la os mais honestos!!!
Valeu…
Comentário por sd23 — quinta-feira, 7 de julho de 2011 @ 1:56 pm