Uma pergunta errada
Fui desrespeitoso e cometi um erro hoje contra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, que está em visita ao Acre para uma palestra sobre drogas para jovens da rede pública estadual.
Ao fazer a primeira pergunta de uma entrevista coletiva, indaguei:
- Ministro, o senhor tem se manifestado constantemente em defesa da propriedade, contra as invasões, mas em nenhum momento o senhor se manifestou contra dezenas, centenas de assassinatos de lideranças de trabalhadores rurais . [Até aqui, a pergunta é pertinente e correta do ponto de vista jornalístico, o exagero se deu na seqüência] Isso decorre do fato de o senhor ser ministro ou pecuarista?
A resposta do ministro veio à altura:
- Devo lhe dizer o seguinte: eu tenho me manifestado contra qualquer violação de direitos, qualquer violação de direitos. Eu não quero que haja assassinatos, independentemente de… Que não haja violência. Pode-se protestar, pode-se fazer qualquer consideração, mas tem que ser respeitado o direito de outrem. A pergunta de qualquer forma é desrespeitosa. O senhor tome cuidado ao fazer esse tipo de pergunta. Eu não sou pecuarista.
Ao formular de improviso a pergunta, tomei como base o manifesto distribuído no dia 6 de março pela pela Secretaria Nacional da Comissão Pastoral da Terra da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, onde está afirmado (e até hoje não contestado publicamente), que o ministro Gilmar Mendes “não esconde sua parcialidade e de que lado está” e que é “grande proprietário de terra no Mato Grosso”.
Exagero também veio da parte de quem tanto critica a existência de um estado policialesco no país. Orientado pelo ministro, um assessor dele telefonou para a Polícia Federal, logo após a entrevista, e pediu aos agentes:
- Fiquem de olho naquele moço, pois ele é muito perigoso.

Oi altino,
Não sou jornalista, portanto não sei opinar sobre o quão oportuna foi sua pergunta. Mas me coça a língua pra dizer pra esse Ministro: porque não te callas???
Comentário por VALDECIR NICACIO LIMA — março 13, 2009 @ 2:16 pm
É até difícil comentar uma situação dessas, pois as palavras começam a se tornar limitadas, chegamos ao limete do espernear, contra uma figura que além de deter o poder de cercear a própria palavra, tem a força policial (física) à disposição. Acho que é hora de os segmentos sociais prejudicados ou ameaçados pelos abusurdos cometidos por este sujeito organizarem atividades mais concretas e ativas. Se existe algo de feio no ser humano, de asqueroso e nojento, e sei que isso exite (e faz parte do humano), esse Gilmar Mendes é a caricatura das mais aberrantes e feias desse lado ruim que o homem pode desenvolver. O homem que liberta um criminoso, ladrão e cínico (que compra todo mundo desde FHC ao governo Lula) como o Dantas e criminaliza o MST não deixa dúvidas de que lado atua. E o lado é exatamente o do grande proprietário rural, burguês daquela categoria mais sanguinolenta, que diz aplicar um direito universal, impedindo a “violação”, mas usa toda a estrutura jurídica e política de que dispõe contra aqueles que ameaçam os interesses de seu grupo social.
Acho que chega o ponto em que certos “radicalismos” se tornam necessários. É necessário radicalizar a luta. Não se vencerá toda essa força conservadora, autoritária e violenta com meras ações pacíficas e “politicamente corretinhas”. Isso chega a sufocar. Fiquei…
Comentário por Ed — março 13, 2009 @ 2:26 pm
Há muito Gilmar Mendes extrapolou. Se porta como um presidente de time de várzea. dá palpite sobre tudo, fala sobre assuntos que não deve, desmoraliza o supremo com suas atitudes cínicas, arrogantes. Quem fala o que não deve, fala o que quer, cheha uma hora em que começa a ouvir o que não quer. Você foi desrespeitoso, senhor Altino, mas muita mais desrespeitoso, e com o povo brasileiro, tem sido essa triste figura do Gilmar Mendes. O homem que, no pior sentido da expressão, jogou o STF na sarjeta.
Comentário por Abelardo Pinheiro — março 13, 2009 @ 3:25 pm
Caro Altino…
Gosto muito de seu trabalho como jornalista e blogueiro e fiquei realmente pasmo com esse tipo de pergunta. Defendo a liberdade de imprensa, mas não se pode ser desrespeitoso com as pessoas, quem quer que sejam elas, autoridades ou não.
Tudo bem… voce se baseou num artigo que não foi contestado publicamente. Mas, diga-me… voce se manifesta publicamente de tudo que já disseram a seu respeito? Querendo ou não, o Ministro Gilmar Mendes (lembrando que nao estou aqui para defende-lo) prefere trabalhar a ficar respondendo quaisquer noticias ruins a seu respeito.
Concordo que, ultimamente, ele tem tomado decisoes cada vez mais horriveis, principalmente no que diz respeito aos “poderosos” desse país, mas convenhamos… esta prática não é tão incomum assim e há tempos, desde que o mundo é mundo, vem sendo utilizada por quem detém algum poder.
Bem… mais uma vez quero ressaltar que admiro seu trabalho, mas, nessa pergunta, voce foi realmente desrespeitoso. É o que eu acho.
Abraços.
Rodrigo Santos
Comentário por Rodrigo Santos — março 13, 2009 @ 3:26 pm
Vamo parar de beber que é melhor.
Comentário por Dane Crane — março 13, 2009 @ 4:47 pm
E tem que ficar de olho naquele moço VAGABUNDO mesmo, não sabe oque falar, então fica calado pra não falar besteira.
Comentário por Dane Crane — março 13, 2009 @ 4:52 pm
Altino,
Leve a sério o ministro: “Tome cuidado”! Os membros da justiça, com raríssimas exceções, sabem como ameaçar e punir os cidadãos de baixa renda, entre os quais se incluem os jornalistas.
Comentário por Elson Martins — março 13, 2009 @ 10:42 pm
agora entendo, tua frase MSNiana.. rs. tome cuidado ,MO-ÇO PE-RI-GO-SO. hahah.
Comentário por Thalyta França — março 14, 2009 @ 1:31 am
bom, você fez o seu trabalho. talvez se usasse latifundiário ao invés de pecuarista, a resposta dele seria diferente!
mas vale pesquisar em fontes confiaveis antes de cair numa rede dessa..
vc ainda tem o blog pra se desculpar.. mas nao se esqueça que o jornalista que tacou o sapato no bush foi preso! rsrs
Comentário por lennon — março 14, 2009 @ 1:51 am
Oi, Altino
Indiquei seu blog prum prêmio de blogueiros, entre e confira em http://educomverde.blogspot.com. Abs a todos!
Comentário por Débora Menezes — março 14, 2009 @ 11:38 am
Foi um momento de “pane” a sua pergunta. Infeliz para ocasião. Porém, o ministro mostrou sua face autoritária, respondendo “tome cuidado com a pergunta”. Como se estivesse o reporter na frente de um intocavel. A verdade direta e sem meandros é por vezes levada como ofensa e deselegância.
Valeu pela ousadia.
Comentário por Batista — março 14, 2009 @ 4:05 pm
Olá
Não noto nenhuma falta de respeito com o chefe máximo do STF
O assunto é pauta nacional
Tanto os transbordamentos das entrevistas dele, quanto as notas da CPT e MST, além de inúmeros artigos sobre a questão.
No máximo você recebeu o “santo” do Barão de Itararé
Ab
Rogério Almeida - Belém-PA
Comentário por rogério almeida — março 14, 2009 @ 6:35 pm
Bem Altino.
No país da carteirada sabemos o que o ministro quiz dizer. Quando recebem elogios são afáveis. Quando crticados os questionados são
inapeláveis. Ah esses homens!
Comentário por Tadeu Maia — março 15, 2009 @ 11:24 pm
Desrespeitoso??? E o Ministro do STF quando com a maior cara de pau libera Dantas e outros canalhas é o que , com o cidadão brasileiro ???????? Não tem de pedir desculpas nada . Aliás, o STF, como instituição, é discutível. Só serve para atender ladrões de colarinho branco e libertá-los. É muita despesas para pouco resultado.
Comentário por Milton Rogério — março 16, 2009 @ 7:59 am
A luta do mst é digna, mas deve ser feita dentro dos princípios democráticos de direito e não perdendo a razão ao atacar com agressões ou deboches quem quer que seja, isso não é bonito, nem glamoroso. O Ministro é um estudioso e constitucionalista,merece respeito, com respeito se mostra razão, da razão vem a firmeza e desta atitude , educação.
Com paz e democracia fazem-se nações, com radicalismos ditaduras, onde até mesmos jornalistas perdem seus direitos.
A proposta de reforma agrária é premente, já deveria ter sido realizada, mas não pode ser pano de fundo para radicallismos e agressões.
Viva o homem do campo que mantém a nossa mesa , que trabalha com dignidade. Do campo de onde vim e me criei, hj moro bem e espero que todos no campo um dia possam morar ter o sucesso que tive , sem ditaduras como a de Cuba ou Venezuela.
Respeitem a democracia, lutei muito por ela nos tempos da ditadura, e não importa se de esquerda ou direita , toda ditaduta é má.
Leiam a Revolução dos Bichos de Wells.
Filho de Retirantes fui e tenho tarimba para falar
Comentário por antonio — março 16, 2009 @ 8:54 am
Ao se defender um ponto de vista, deve ser respeitado em primeiro lugar o estado democrático de direito e a liberdade de expressão. A meta do MST em fazer a reforma agrária é digna,merce não só respeitomas ser evada a cabo. Vim do campo, lá trabalhei e consegui me formar, mas nem por isso defendo radicalismos como o existente em Cuba ou na Venezuela.
Caro amigo a pergunta foi grosseira, todo extremismo seja de esquera ou de direita é pergoso e anti-democrático.
Veja que em Cuba e na Venezuela colegas jornalistas seus foram alvo de censura e prisão, em regimes de extrema direita o mesmo ocorre. Portanto respeitemos as instituições e vamos agir sem radicalismos, respeitando os dois lados, isso é bonito no Brasil, a democracia, pela qual tanto lutei na década de 60 e 70.
Todo radicalismo. seja de esquerda ou de direita é cruel.
Leiam a Revolução dos Bichos de Wells.
Abraços deste filho de retirantes e viva o estado democrático de direito
Comentário por marco — março 16, 2009 @ 9:16 am
Não vejo falta de respeito algum também.
Gilmar Mendes dizer que se manifesta contra qualquer violação de direitos, qualquer violação de direitos é de rir, só se forem os direitos dos pilantras do calibre do Daniel Dantas.
Comentário por Sandra — março 16, 2009 @ 9:54 am
Novamente nos deparamos com a atitude autoritária de nossa classe dominante, que se recapiou de defensora democrática dos pobres e desfavorecidos para espoliá-los à luz do dia, tendo a lei, a passividade, os ‘acordos políticos”, os “rabos-presos” ao seu favor….
E nós apenas críticos e debatedores de assuntos de interesse da coletividade temos que nos calar porque a verdade não deve ser dita!!
Antes perguntava-se onde chegaremos, hoje me pergunto se vamos a algum lugar!
Comentário por Natalie Messias — março 16, 2009 @ 11:01 am
Ei Altino, sou um daqueles que vêm te elogiar. Embora não conheço os detalhes dessa situação, adoro essa temeridade sua de cutucar onça com vara curta. É um dever da imprensa fazer perguntas inconvenientes, e você levou a sério esse dever aqui. Parabéns, e um grande abraço.
Mateus
Comentário por Matthew Meyer — março 16, 2009 @ 5:22 pm
Meu caro Altino Machado, não vejo como sua pergunta possa ser classificada como inoportuna ou desrespeitosa. Sua presunção de que o ministro seja pecuarista foi baseada em documento amplamente divulgado por instituições respeitadas nacional e internacionalmente, como a CNBB e a CPT.
O problema, meu amigo, é que Gilmar Mendes parece não entender que, ao exercer o cargo público de ministro-presidente do Supremo Tribunal Federal, precisa responder às críticas e estar disposto a prestar contas daquilo que faz ou diz.
Não perca a sua paz, Altino. E continue firme nessa missão de defender o bem comum, mesmo enfrentando a ira dos poderosos e sendo classificado como “perigoso”, como você afirma ter sido.
Um grande abraço,
João Carlos Rodrigues
Comentário por João Carlos Rodrigues — março 18, 2009 @ 9:29 am
Que é isto rapaz? Se desculpar de quê? Hoje já és herói nacional. Desrespeitoso vem sendo esse senhor com a Nação brasileira há bastante tempo. Um arrogante de carteirinha.
Ele não tem nenhuma moral; eu disse NENHUMA MORAL, para ti admoestar.
Bravo! Vá adiante!
Comentário por Proteu — março 18, 2009 @ 8:06 pm
O mais grave não foi propriamente a resposta, mas a decisão do Ministro colocar a PF no teu encalce.
Abaixo o estado policialesco do Gilmar Dantas.
Comentário por Pedro Cruz — março 18, 2009 @ 8:07 pm
altino:te cumprimento pela pergunta feita.ela se fazia necessária.
romério
Comentário por romério rômulo — março 18, 2009 @ 9:44 pm
Parodiando a máxima jurídica “ainda há juízes em Berlim”, eu diria “ainda há jornalistas no Acre!”
Comentário por Patrick — março 18, 2009 @ 9:53 pm
Quando vi a entrevista e a afirmação “o Sr. tome cuidado …”, lembrei daquele tempo em que se falava “prendo e arrebendo”. Pois é, Altino, parece que pra alguns, perguntar … ofende.
Comentário por Luiz Fernando — março 18, 2009 @ 10:11 pm
Xará: Voce agiu como jornalista, no exercicio da profissão que nos dá o direito de questionar qualquer que seja a personalidade entrevistada. Se você foi infeliz na conclusão da pergunta, muito mais infeliz foi o Ministro ao responder à sua indagação. Afinal, estamos ou não estamos num regime democrático? De público, a minha total e irrestrita solidariedade!
Comentário por Altino Correia — março 18, 2009 @ 10:13 pm
Tá com medo, é?
Viu? Tava pensando que o pessoal da “Marcha da família com Deus e pela liberdade” tava morto, é? Tão, não!!!
A ditadura voltou através desse STF que tá ai…
… é o autoritarismo em pessoa!
Comentário por O Brasileiro — março 18, 2009 @ 10:35 pm
Altino: Nada vi de desrespeitoso na sua pergunta. Normal para um país que consagrou em seu texto constitucional a liberdade de imprensa. Melhor dizendo: a ampla liberdade de imprensa. O texto constitucional diz que a limitação se dá somente em virtude de lei. Aquele que se sentir atingindo, deve procurar abrigo no poder judiciário e não ameaçar, intimidar ou coagir. A postura do ministrão claramente é intimidatório, de ameaça. Perguntas que não querem calar: ter cuidado com o que? ter cuidado por quê? Ter cuidado com quem? Em nenhum momento foste desrespeitoso, torno a afirmar. Se o ministro não tem possibilidade de controlar os seus nervos, comportamento que todas as autoridades da república devem ter, basta não dar mais tantas entrevistas como tem dado, falando sobre tudo. Ou só tem o costume de responder aos “repórteres” que está acostumado? Nessas coisas que vemos o passado da pessoa. O que se esperar de uma pessoa que serviu a tantos autoritários, visto como um “coronel” em diamantino, sua cidade natal?Só poderia se esperar isso mesmo. Herança de Collor de Mello e FHC aí para nós. Não podemos admitir esse tipo de coisa. Foi dessa forma que países democráticos se tornaram autoritários, foi quando o povo começou a admitir como natural comportamentos abusivos de suas autoridades. Se ele queria que não pairasse nenhuma dúvida sobre o seu comportamento, ao defender latifundiários, que respondesse à nota da CPT, entidade séria e respeitada internacionalmente. Se ficou calado, é porque admitiu que é fazendeiro e age com parcialidade. Lembre-se do final da nota da CPT: “Que Deus ilumine Brasil e o livre de juízes como Gilmar Mendes”. Você não foi incoveniente na pergunta, ele sim foi autoritário na resposta e ameaçador no tom, ainda mais com a notícia que usou o seu poder para acionar a polícia federal a ficar de olho em quem só está fazendo o seu ofício. Jornalista é para isso mesmo, em qualquer democracia do mundo. Não é platéia, é para perguntar, ainda que seja para fazer perguntas inconvenientes. Nisso consiste a liberdade de imprensa. Seja corajoso, siga em frente e conte com o povo brasileiro. Abraços.
Comentário por Jorge Moreno — março 19, 2009 @ 1:33 am
Jornalismo de baixo nível. Desrespeito está muito além de liberdade de imprensa. Não simpatizo nenhum pouco com o Gilmar Mendes. Até acredito que tenha terras. Mas você afirmou categoricamente, no contexto até acusou, a autoridade de ser “pecuarista”. Se perguntasse se ele é “pecuarista”, como relataram as tais fontes, não haveria problema.
Comentário por Vinicius — março 19, 2009 @ 3:01 am
Bravo, Altino!! Você mostrou a coragem que distingue o sofrido povo acreano o qual jamais se curvou diante de qualquer ameaça ou prepotencia !! Foi preciso Gilmar ir ao Acre para ouvir o que merecia !! Parabéns e olho vivo, porque o homem é vingativo mesmo !!
Comentário por NIVALDO — março 19, 2009 @ 8:42 am
Perigoso é este Gilmar Mentes…Que o digam os adversarios politicos do irmao dele em Diamantino. Valia a pena perguntar sobre a jornalista que denunciou o irmao dele e acabou assassinada.
Comentário por Ricardo Pereira — março 19, 2009 @ 9:32 am
Passo a te conhecer graças a tão oportuna pergunta “desrrespeitosa?”
Continue Altino, nunca se rebaixe.
Abração…..
Comentário por Gothardo Garcez Vilete — março 19, 2009 @ 12:13 pm
OLHA PARA VCS ENTENDER O MINISTRO TEM Q/ ESTUDAR DIREITO, POIS O MINISTRO DA ALTA CORTE TEM O DEVER DE SER O GUARDIAO DA LEI E DA APLICAÇAO DO DIREITO DE FORMA CORRETA.
NO CASO DO DANIEL DANTAS, SIMPLESMENTE O DELEGADO TRABALHOU PARA O BANDIDO, ATUANDO DO JEITO Q/ ATUOU GENTE PASSOU POR CIMA DO CODIGO PROCESSUAL SABE Q/ TEM DOIS CODIGO O CODIGO CIVEL, E O CODIGO DE PROCESSO CIVEL O DE PROCESSO CIVEL É COMO DEVE APLICAR A LEI ALI ESTA OS REQUISITOS ETC, E PELO Q/ VEJO O DELEGADO USOU A ILEGALIDADE, O Q/ TEMOS Q/ TER NA CABEÇA GENTE !!! NAO IMPORTA SE É DELEGADO, SE É ESTADO TEM Q/ OBDECER A LEI, NEM MESMO O ESTADO ESTA ACIMA DA LEI , A VERDADE NUA E CRUA É Q/ O DELEGADO FEZ TODOS OS ROCEDIMENTOS ERRADOS E ASSIM CRIANDO UMA BRECHA MUITO GRANDE PARA A DEFESA. E POR SUA VEZ O MINISTRO VENDO AS IRREGULARIDADES NOS AUTOS DO PROCESSO NAO PODE OPINAR A FAVOR DO DELEGADO, SENDO ELE O MINISTRO UM GUARDIAO DO DIREITO . AI NAO TEM NADA DE ERRADO CARAMBA .
NP CASO DE PROPRIEDADE GENTE NOSSO PAIS E UM PAIS DEMOCRATICO E CAPITALISTA , TODOS TEM O DIREITO DE TER PROPRIEDADE, COISA FEIA É FICAR DE OLHO NAS COISA DOS OUTROS, ACHO Q/ SE O CARA COMPROU A FAZENDO COM DINHEIO DELES , É DELE E ACABOU DEIXA DE SER INVEJOSO, AGORA AS TERRAS DEVOLUTA SIM CONCORDO Q/ TEM Q/ SER PARTILHADA PARA OS SEM TERRAS . SE FOR PARA INVADIR OS BENS DOS OUTROS ENTAO É MELHOR RASGAR O CODIGO CIVEL .
Comentário por WALTER SOUSA — março 19, 2009 @ 2:45 pm
ALTINO VC TEVE SORTE, Q/ OS JUIZES DO PRIMEIRO GRAU É CHEIO DE REQUER PRENDER, ATE ADVOGADO ELES AMEAÇA DE PRENDER, É Q/ O MINISTRO DEVE SER MUITO BOM, E VC NEM FAZ IDEIA DO JUIZES.
ISSO Q/ ELE FALOU RA VC CUIDAR COM Q/ FALA, NAO É UMA AMEAÇA, QUANDO ELE FALOU ISSO DEVE SER NO SENTIDO JURIDICO , DE SOBRAR ALGUMA COISA PRA VC NESTE SENTIDO RSSSSS.
ELE É UM MINISTRO DE CONSENSO. O ESSOAL FALA MUITO , MAS NAO É FACIL CHEGAR ONDE ELE CHEGOU, VC ACHA Q/ ELE É BOBO, PARA COMETER IRREGULARIDADES? ESSA COISA DE ENFINHAR OS PES PELA S MAOS É COISA DE POLITICOS Q/ SAO BEM BURRINHOS, E NAO DE MINISTRO , ELE SABE Q/ FAZ E FAZ COM FUNDAMENTO JURIDICO.
POR EX TENHO CERTEZA Q/ SE ELE TEM UMA FAZENDA, ESTA FAZENDA É TOTALMENTE LEGAL , UM HOMEM DESSE NAO TEM COISAS ILEGAIS .
QUEM ESTIVER CONTRA O MINISTRO, ESTA CONTRA O ESTADO DE DIREITO E DEMOCRATICO, ENTAO SAO PESSOAS Q/ DEVE ACEITAR SER INVADIDOS A SUA PRIVASIDADE POR DELEGADO , ACEITAR Q/ ELE O DELEGADO OUVE SUA CONVERSAR PARTICULAR, QUEM É CONTRA O MINISTRO ESTA A FAVOR DOS GRANPOS ILEGAIS, COISA FEIA GENTE OUVIR CONVERSAR DOS OUTROS ILEGALMENTE . TA CERTO O MINISTRO DA UM BASTA NESSE TIPO DE DELEGADO . O DELEGADO ARA PEGAR UM BANDIDO DO BANDO FAZ ESCUTA DE MILHARES DE GENTE INOCENTE CARAMBA !!!!
Comentário por WALTER SOUSA — março 19, 2009 @ 3:01 pm
A velhinha de Taubaté reencarnou no Walter Sousa, só que agora ela acredita em tudo o que a mídia DANTesca publica.
Comentário por Patrick — março 19, 2009 @ 5:25 pm
Prezado Jornalista;
Nao sou jornalista, iniciei o curso, em 1976 e discuti muito sobre a regulamentacao que estava sendo feita. Era voz isolada por nao concordar com a ‘reserva de mercado’ pretendida entao.
O que vemos hoje, no mercado profissional, sao pessoas sem princípios, sem posicoes a nao ser a do ‘patrao’…
Parabens por fazer a pergunta que certamente pelo menos 80% dos brasileiros e 100% dos moradores do MT gostariam de fazer.
Continue com suas perguntas instigantes, ISTO É JORNALISMO!
Comentário por LUIZ ANTONIO FRANKE SETTINERI - SAROBA — março 19, 2009 @ 5:54 pm
FORA ,GILMAR DANTAS !!!
Comentário por Hermes — março 19, 2009 @ 6:33 pm
Caro Altino,
sua pergunta foi pertinente e ele não a respondeu - assisti ao vídeo. Se ele se sentiu ofendido, acho que já é parte indireta da resposta
não dada.
Só uma correção, o título deste post deveria ser “Uma reação errada, para dizer o mínimo!”
Abs.
Comentário por Davi — março 19, 2009 @ 6:35 pm
Não sei se você foi desrespeitoso não achei. Mas afinal isso não é o que dá ministro dá opinião sobre tudo fora de sua área de ação. E principalmente num problema desses? Se eles se pronuncia em coisas que não lhe acabem, obtem resultados. Agora eu acho que houve uma ameaça: CUIDADO. Disse em tom de ameaça? Advertência? Aí esta o problema o CUIDADO. Ficou como uma ameça, pois ele não explicitou qual CUIDADO o senhor deve tomar (apesar de de dito “ao fazer esse tipo de pergunta”). Escola alemã.
Comentário por Rodrigues — março 19, 2009 @ 6:39 pm
Não sei se você foi realmente desrespeitoso, mas um Ministro do Supremo deveria responder com educação tanto a bajulação a que está acostumado quando as perguntas aparentemente mais ofensivas com a mesma postura “sorridente”.
Mas é uma pena que seu aparente deslize tenha servido de pretexto para o Gilmar não responder a sua principal indagação.
Se ele é contra toda violência do mundo, porque só se manifestou e agiu no caso isolado dos Sem Terra?
A frase correta dele seria: “sou contra toda violência que pode atingir a mim e aos de minha casta, o resto é teoria”.
Comentário por Jaime Balbino — março 19, 2009 @ 6:43 pm
Qual problema em ter feito a pergunta?
Se ele não é pecuarista, problema é dele.
O que ele não pode é ficar ameaçando jornalistas. Quem assistiu ao roda-viva viu como ela tentava se esquivar das perguntas da repórter da internet. Eram perguntas que cutucavam o ego do Deus Sol.
Ele só responde as perguntas fáceis, simples…
Só quero ver a repostas para quem perguntar sobre seu passado em Diamantino, sobre seu irmão…
Comentário por Carlos Nato — março 19, 2009 @ 6:45 pm
Você fez a pergunta que ainda não tive oportunidade de fazer.
Parabéns e obrigado.
Edilson
Comentário por Edilson Cordeiro — março 19, 2009 @ 6:46 pm
Não acho que fostes desrespeitoso. Desrespeitoso é dar dois Habeas Corpus como quem dispara com cano duplo. Desrespeitoso é participar de uma armação e, sem investigação, ficar acusando A B e C. Desrespeitoso é se manifestar sobre matéria que depois teria que se julgar impedido mas não se dá por isso. Desrespeitoso é coordenar a oposição em prol de um banqueiro corrupto. Desrespeitoso é soltar corruptor, preso por tentar corromper servidor público.
Parabéns pela pergunta.
Comentário por Gilmar Crestani — março 19, 2009 @ 6:48 pm
Walter,
A desculpa para anular qualquer investigação é alegar abuso da autoridade policial. Lamento, mas o Gilmar até hoje NÃO VIU OS AUTOS da Satiagraha porque eles ainda não chegaram a competência do Supremo. Tudo o que ele fala e julga é em cima de suposições próprias e da imprensa.
Não dá nem para ele, nem para você e nem para a Veja falar que tudo está prejudicado só porque meia-dúzia de deputados e jornalistas VENDIDOS dizem que tá tudo errado.
Se você é advogado mesmo, toma contato com o processo primeiro (que ainda está em segredo de justiça) e depois vem dizer se “tá tudo errado”.
Comentário por Jaime Balbino — março 19, 2009 @ 6:49 pm
Altino pelo amor de Deus,não amarele.Vc não extrapolou coisa nenhuma.Quem anda extrapolando é esse sujeito, uma das muitas heranças malditas de FHC,que por estar presidente do supremo, no dia da posse já mostrava quem era ele num ato,esse sim desrespeitoso,afrontou Lula que prestigiando o STF e não ele,deu piteco sobre as medidas provisórias,mostrando toda a sua falta de educação. Sua pergunta a esse infeliz foi corretíssima.Ele que acha ser semi deus,está afrontando toda a população brasileira e a nossa inteligência com a sua arrogância, em fazer hora extra para defender um bandido da pior espécie,o tal Daniel Dantas e afrontar Juízes de instâncias inferiores.Perigo para a democracia é ele.Vc deveria ter perguntado a ele porque ele ,o que se posa de ético,não chamou o irmão às falas quando uma moça que os denunciou apareceu morta num canavial?porque os processos contra o irmão estão engavetados?porque não mostrou o áudio do grampo que ele e o senador magnético dizem existir?porque ele não se cala?O Brasil precisa de jornalistas e de repórteres atrevidos sim,para calar a boca desses megalomaníacos mentirosos ,cínicos e cara de pau.Assista a uma entrevista no You Tube em que o FHC,acostumado a ser bajulado por repórteres incompetentes,paus mandados ou realmente cínicos porque fazem parte do grupelho,piou baixo quando o repórter lhe jogou na cara as mentiras que ele divulga como verdades.
Comentário por Gabriel — março 19, 2009 @ 6:52 pm
Walter,
Você ouviu já áudio de ao menos UMA conversa gravada ilegalmente? Estranho ter tido tantas escutas clandestinas da polícia e nenhum audiozinho para contar a história, né?
Comentário por Jaime Balbino — março 19, 2009 @ 6:52 pm
Altino,
P A R A B E N S! Quisera que todos os jornalistas tivessem a coragem de lavar nossa alma (sim, foi isso que você fez!) frente a esses tubarões que acham ou pensam que tudo podem.
Desrespeitoso foi ele ao ameaça-lo. Fosse o Lula, a midia inteira, as associações e até os raios dos confins, estariam berrando pela liberdade de imprensa. Por falar nisso: Recebeste algum apoio de alguma associação representativa, tipo ABI?
Obrigado.
Comentário por Abdelnur — março 19, 2009 @ 7:04 pm
foi otima a pergunta, alguem tem de peitar esse cara mesmo. Ditador.
Comentário por William — março 19, 2009 @ 7:06 pm
Rapaz, você mandou bem demais.
Esse gilmar é um filho da puta que daqui a pouco vai estar na cadeia.
Sossega e bola pra frente.
Comentário por Anderson — março 19, 2009 @ 7:18 pm
Caro jornalista, seu trabalho foi executado com expressiva lucidez. Não se deixe levar por ameaças de um homem com tanta prepotência. Talvez seja a hora de alguém pensar em escrever uma biografia não autorizada desse supremo homem arrogante. vasculhar quais foram suas frustrações na infância e adolescência; buscar descobrir a origem de seus valores e princípios, pois a sua exposição em defender, incondicionalmente, os seus parceiros de truculências deve ter gêneses em algumas reservas de seu mal caráter.
Abraço forte da caatinga pernambucana.
Comentário por Bartolomeu — março 19, 2009 @ 7:23 pm
Altino, parabéns pela pergunta e pelo mea culpa. Quanto ao ministro Gilmar Mendes, se não queria ouvir perguntas que não gosta, por que dá uma entrevista por dia? Ele está mal acostumado, pois os setoristas do STF alisam pois sabem que seus veículo só publicam afagos ao Gilmar Mendes. E seu editor, que levou isso ao ar, também está de parabéns.
Comentário por Fábio Lúcio — março 19, 2009 @ 7:40 pm
Altino & amigos, alguém, não ligado ao eixo do mal da nossa oposimprensa, representados por Folha/Estadão/Veja, tinha que, em alguma hora, fazer as perguntas que interessam a todos para esse ridículo senhor! Passou a hora de nossa imprensa voltar a fazer o que dela se espera: JORNALISMO! ´Pedir isso não é muito, é? O que quer esse cavaleiro de triste figura? Ressucitar o AI-5? Vai te catar, Gilmar!!!
Comentário por Nonato Amorim — março 19, 2009 @ 7:50 pm
Parabéns pela coragem, mas se continuar sendo impertinente com os coroneis, prepare-se pra ir, na melhor das hipoteses, para geladeira.
Comentário por Maurício — março 19, 2009 @ 7:53 pm
Altino
Obrigado por ter feito a pergunta que eu gostaria de ter feito ao ministro pecuarista.
Pedro
Comentário por Pedro — março 19, 2009 @ 8:03 pm
Caro Altino,
Penso que neste caso da pergunta, você foi infeliz, principalmente por não teres comprovação de eventual falha do Ministro.
Com a sua experiência, esse tipo de “ato falho” não deveria ter ocorrido.
Valeu seu mea culpa público.
Abraço,
João Melo, também direto da selva,
Comentário por JOAO MELO — março 19, 2009 @ 8:07 pm
Se o Gilmar não quer ser questionado, então que não de exponha tanto.
Perigosa não foi sua pergunta, mas o caráter autoritário que esse senhor vem demonstrando.
Comentário por Marcos — março 19, 2009 @ 8:22 pm
Coragem, força, vc fez a pergunta que milhares de brasileiros gostaria de fazer.
saudações baianas.
Comentário por Ricardo — março 19, 2009 @ 9:52 pm
Altino,
parabéns. Se eu estivesse lá eu te aplaudiria.
Bah, este senhor é um baita dum latifundiário e que se fresquear se fazendo de pato a ganso.
Comentário por Neno Fogaça — março 19, 2009 @ 9:56 pm
Analisei sua pergunta e não vi falta de respeito algum.
Ele como ministro e presidente do STF tem exagerado demais. Um ele fará essa autocrítica (espero).
A imagem desse ministro é a pior que conheço entre os presidentes do STF que já acompanhei.
Além do mais como homem PÚBLICO não pode se sentir ofendido por tão pouco enquanto o PÚBLICO é ofendido a cada minuto.
se isto que escrevo é falta de respeito com uma autoridade…..
Vamos oficializar então a Ditadura. Então não terei mais dúvidas sobre o que pode e o que não pode.
é mole ?????
Comentário por Fernando Bessa — março 19, 2009 @ 10:59 pm
Cara,
Você foi 10 !!!
Só assim, o povo brasileiro percebeu o quanto esse ministro tem saudade da ditadura militar que aconteceu no nosso país.
Mas é bem engraçado perceber que o tal pensa que é general (da banca..(podre)).
Sara - Rio de Janeiro.
Comentário por Sara — março 19, 2009 @ 11:09 pm
Altino Machado, obrigada por fazer a pergunta que eu gostaria de fazer ao Ministro Gilmar “Dantas” Mendes.
Comentário por Maria José Rêgo — março 19, 2009 @ 11:10 pm
Caro jornalista, sinceramente tu es um frouxo, por que tu foste desrespeitoso? todos nós sabemos que ele nunca declarou qualquer coisa sobre as mortes nos conflito de terras, agora não se pode perguntar nada a essa figura represetante do cangaço. Agora você está fazendo me culpa com medo de que o cangaceiro faça algo contra você e tão pra que ser jornalista não é mesmo?
Comentário por emilio — março 20, 2009 @ 7:14 am
Gostei do tom irônico da sua resposta ao ministro Gilmar Dantas ( ops. Mendes )
Abs
Cido
Comentário por Aparecido Araujo Lima — março 20, 2009 @ 8:21 am
Faz Pensar…
Todo aquele que não faz parte do “Clube” do poder é perigoso, pois pode contestar a legitimidade do poder centralizado a qualquer momento! Podemos até enunciar essa equação, CONFIRA:
Poder acessível ao cidadão = menos chances de corrupção
menos chances de corrupção = mais benefícios com menos dinheiro
mais benefícios com menos dinheiro = dificuldade de enriquecimento ilícito
dificuldade de enriquecimento ilícito = menos tráfico de influência
menos tráfico de influência = redução de compra de mídias e autoridades
redução de compra de mídias e autoridades = cidadão mais consciente e informado
cidadão mais consciente e informado = cidadão questionador
cidadão questionador = cidadão que cobra acesso ao poder!
… e para aqueles a quem esse CIRCULO ameaça:
http://vozdasgerais.blogspot.com = ENCRENCA!
http://www.petitiononline.com/justostf/petition.html = MAIS ENCRENCA
http://www.petitiononline.com/Brasil/petition.html = MUITA ENCRENCA!!!
http://protogenescontraacorrupcao.ning.com = SUPER ENCRENCA !!!!!
Comentário por Giuseppe Campos Vicentini — março 20, 2009 @ 8:37 am
vc foi mais um heroi.., FOI REALMENTE UM JORNALISTA, DE VERDADE, E NAO FICOU DE CABEÇA BAIXA, PERANTE AO UM ADVOGADO, NOMEADO JUIZ, QUE BLINDA O DANIEL DANTAS E O CLUBE ..perguntou o que veio no seu coraçao, perguntou sobre a verdade!…e foi duramente ameaçado no seu livre direito…., parabens, obrigado e nao esmoreça,, junte-se a nos, nesta dura batalha contra os corruptos e corruptores do BRASIL
Comentário por claudio — março 20, 2009 @ 9:26 am
Desrespeitoso foi o ministro, ao chamar o presidente Lula às falas e exigir punição sumária para integranes da ABIN, mesmo sem contar com um fiapo de prova que sustentasse tal acusação.
Comentário por Carlos Henrique — março 20, 2009 @ 10:54 am
Me Desculpe, mas foi de uma covardia tremenda sua atitude, isso tudo é mesmo medo de Gilmar Dantas?
Comentário por Cláudio — março 20, 2009 @ 11:12 am
Não foi uma pergunta errada. É porque os jornalistas, ou se vendem, ou se calam ou perguntam mesmo. Parabéns pela sua coragem!
Comentário por Fábio — março 20, 2009 @ 11:14 am
Prezado, é uma vergonha que você faça uma retratação por uma pergunta, deverias ter mais peito, agir de forma independente e exercer a sua profissão com orgulho e não temor… lamentável… você poderia ser um daqueles heróis que o pais tem de vez em quando… pessoas comuns que tem uma atitude honrada, mas infelizmente é outro que se assusta ao primeiro latido…. lamentável, um desperdício.
Comentário por Alexandre — março 20, 2009 @ 12:33 pm
Altino, sua pergunta não foi em nada desrespeitosa e representou a vontade de muita gente que não tem o poder do microfone em mãos (até porque a pergunta foi baseada em fato público afirmado por outros meios). Será que se o Stedille (MST) ou o José Rainha fossem questionados a respeito do recebimento de verbas públicas e de um possível uso incorreto (uso para fins particulares por exemplo) ou qualquer outra coisa que venha à mente, estaríamos aqui discutindo sobre excessos na pergunta? O Sr, Gilmar Mendes não está acima do restante da população (ainda que ele não ache isto).
Quando o jornalista deu a “sapatada” no Bush, podemos dizer que foi uma atitude, digamos, excessiva, mas representou a vontade de milhões de pessoas. Sua pergunta não foi em nada excessiva e também representou muita gente.
Comentário por Alexandre Maruca — março 20, 2009 @ 12:53 pm
Xiiiiiiiiiiiii Altino, está com medo????????
Pede p sair nº 1!!!!!!!!!!!!
Comentário por Marcos — março 20, 2009 @ 1:05 pm
Vergonhosa essa sua falta de coragem!
Comentário por Alê M. — março 20, 2009 @ 1:12 pm
Caro Altino,
Não existe pergunta errada, mas há respostas erradas. Admitamos para efeito de análise que a tua pergunta tenha sido errada. Ainda assim o que ela revelou foi o autoritarismo do ministro Dantas Mendes, portanto, a pergunta foi correta.
O que ele fez foi intimidar um repórter tanto verbalmente quanto fisicamente por meio do seu acessor.
Deves ter razões para se penitenciar, mas vou ignorar a tua penitência e continuar achando que fostes um repórter corajoso ao enfrentar a besta fera.
Parabéns pela coragem.
Comentário por Muniz — março 20, 2009 @ 1:15 pm
Pó Altino, vc começou tão bem, agora fica ai pedindo desculpas. Deixa disso. O cara é pecuarista mesmo. Da próxima vez vê se faz as outras perguntas. Falou
Comentário por rico — março 20, 2009 @ 2:26 pm
Altino, como jornalista não cometeu nenhuma bravata, pelo contrário mostrou-se capaz de perguntar algo que muitos não teriam coragem, portanto não se desculpe a toa. Contudo sua posição de jornalista é redirecionar as indagações do presidente supremo com viés ameaçador, isso sim não condiz com o estrelato do juiz da mais alta corte.
Comentário por Fabio de Oliveira — março 20, 2009 @ 2:28 pm
Altino,
O que eu não esperava é que você se retratasse.
Gilmar Mendes perde o respeito a cada dia que passa devido às suas truculências.
Para um sujeito que já berrou aos quatro ventos que ia chamar o Presidente da República às falas, ele não deveria esperar respeito de ninguém. Ele não se comporta como ministro de uma instituição tão importante como o STF que ele vem usando de forma muito questionável, no dizer de seus pares de Poder.
Depois, ele tem sim, vários assuntos a prestar contas lá pelas bandas de Goiás, misturado com política, ONG, etc.
É só fazer uma vasculhar num site de pesquisa que se descobre tudo que vem sendo escrito a respeito.
No entanto, o feito imbatível de Gilmar Mendes foi o de conceder 2 habeas corpus, em menos de 24 horas, a Daniel Dantas.
Comentário por GO — março 20, 2009 @ 2:43 pm
A sua pergunta não teve nada de incoveniente. Incoveniente é a nação ter um presidente do judiciário engajado com bandidos.
Comentário por Alfredo Costa Lima — março 20, 2009 @ 3:09 pm
Oh, Altino, é lamentável que você tenha deixado se amedrontar com as ameaças do ministro Gilmar Mendes, lamentável, não, é doloroso. Primeiro você capitulou diante da truculência do “Cão de Guarda” Renato Parente e por isso não fez mais nenhuma pergunta. Este cara vive de amedrontar jornalistas, como você mesmo diz na entrevista dada ao PHA. Segundo, você dsse , ele falou que lá em Brasília ele age assim, pisando no pé de jornalistas e empurrando com o ombro.Mas que sujeito desprezível. Pra segurar um emprego ele chega ao ponto de agredir colegas! Quanto ao ministro vou me poupar, uma vez que ele não é o foco. Penso que o ponto central do episódio foi o seu medo, e a dolorosa constatação de que em nosso páís a liberdade de imprensa ainda é um valor relativo. Oh, Altino, precisamos perder o medo. Se perdermos o emprego, restam-nos a honra e a dignidade. Pode soar como besteira, mas, tolice mesmo é não fazer jornalismo sem o direito de esclarecer todas as nossas dúvidas. Isto não dar nenhum prazer. Outra coisa despezível foi o tal Parente tentar lhe agradar depois que você penitenciou-se. Lhe oferecer uma entrevista exclusiva com o ministro, Isto soa como aviso, Não? Agradem ao ministro e terão privilégios. Você prestou um desserviço ao jornalismo brasileiro. Réquiem pra você, Altino.
Comentário por Alberto Coutinho — março 20, 2009 @ 4:09 pm
Gostei da sua atitude. Você tem equilíbrio. Não criou um caso para depois apontar o Gilmar como ruim. Que ele é ruim, isso já transparece, mas não é necessário se igualar as matilhas da imprensa venal, né?
Você foi o que todo repórter deve ser, civilizado, até porque Gilmar não foi condenado por nada e mesmo assim, quis respeitar a humanidade que ainda deve existir nele. Como dizem, “as pessoas mudam. Ainda bem”. Então, há esperanças.
Comentário por Luiz — março 20, 2009 @ 5:15 pm
Altino, total solidariedade.
Você é um brasileiro digno.
Gilmar “Dantas” e o Renato Parente, canalhas, covardes e traidores.
Siga adiante.
Você não está sozinho.
Abraços, Gustavo Cherubine.
Comentário por Gustavo Cherubine — março 20, 2009 @ 8:06 pm
Jornalista Altino.
NUNCA te calles !
Oque vc disse foi exatamente o que toda blogosfera gostaria de dizer.
É preciso que esse ministro perceba que nem todos apoiam suas atitudes contra os sem terra do país.
Comentário por Sara — março 20, 2009 @ 8:42 pm
Caro Altino
Parabéns pela pergunta. Se vivemos realmente numa democracia, questionamentos como esse que vc fez são mais que permitidos, são necessários.
É essa mesma democracia que possibilita que cidadãos que aqui se manifestaram, em especial o Walter Souza, possam falar o monte de asneiras que ele guarda na sua cabeça, cabeça que mais se parece com uma privada de posto de gasolina.
Mas é isso aí, imbecis como o Walter Souza e Gilmar Mendes tem o mesmo direito de falar idiotices como vc em fazer uma pergunta inteligente, cuja resposta muita gente queria saber. Esse é o verdadeiro Estado de Direito.
Gilmar Mendes, vc é uma vergonha para nós, operadores do Direito. Mais ainda, vc é um dos maiores filhos da puta que temos hoje em nosso país. Desculpem a grosseria, mas não há adjetivo que expresse com mais fidelidade o que esse verme representa.
Força Altino, continue em frente !!!!
Renato.
Comentário por Renato — março 21, 2009 @ 4:03 am
Esse Gilmar Mendes, pseudo-ministro-vingador - é uma mancha negra do Judiciário brasileiro. Se ele tivesse coragem, pediria demissão da função que ocupa na mais alta corte brasileira, aliás, de necessidade discutível.
Comentário por Milton Rogério — março 21, 2009 @ 9:57 am
Deixe de legitimar a truculência e a coersão indevida. Tuas desculpas legitimam teu algoz!
Comentário por Tô de Olho na oPÓsição — março 21, 2009 @ 11:49 am
Falou e disse Tô de Olho na oPÓsição.
Comentário por Guilherme — março 24, 2009 @ 3:28 pm
pelo menos valeu para sabermos que você é um moço muito perigoso!!!
brincadeiras à parte, é lamentável essa postura do chefe do STF, hein?
um forte abraço
monica
Comentário por monica montenegro — março 25, 2009 @ 11:59 pm
Como pode isso?
Comentário por Carlos Barros — abril 11, 2009 @ 1:15 pm